Por que é arriscado para o consumidor ter o nome sujo?

Entenda o porquê é muito preocupante ter o

Não conseguir pagar as contas em dia, infelizmente, é uma realidade para muitos brasileiros, seja pelo desemprego, esquecimento do prazo, imprevistos, doenças, dívidas acumuladas, falta de planejamento e por aí vai. O que nem todos sabem é que essa situação causa muitos prejuízos, mas, fique tranquilo, pois       vamos explicar tudo direitinho.

Ter o nome sujo significa que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou, no caso de empresas, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) foi incluído nos órgãos de proteção ao crédito como mau pagador. A inserção acontece de 30 a 60 dias após a dívida não ser paga e consta no sistema durante cinco anos.

 

O que são os órgãos de proteção ao crédito?

 

 

São entidades consultadas por bancos, comércios, empresas, etc. que contam com informações sobre consumidores e cadastros com pagamentos atrasados. O score é uma pontuação que mede o quão negativo o consumidor está, além de quanto é confiável fazer negócios com ele. O cadastro é feito após o  estabelecimento em que o cliente tem uma dívida entrar em contato com esses órgãos. O consumidor é avisado e tem até 10 dias para evitar que seu nome fique sujo. Os órgãos disponíveis para consulta na internet são: Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

 

O que fazer depois de ter o nome sujo?

 

 

O nome pode ser limpo negociando diretamente com o estabelecimento em que o cliente deve e, após um acordo e, geralmente, o pagamento da primeira parcela, os órgãos retiram o nome da lista de maus pagadores em até cinco dias. Contudo, vale lembrar que, caso os pagamentos sejam feitos com atraso ou parem, o nome do devedor pode voltar ao cadastro.

 

Agora que entendemos um pouco melhor sobre como funciona a negativação do nome do consumidor, é importante destacar o quanto este pode ser prejudicado com isso. Muito além do desconforto, o nome sujo causa alguns impedimentos, dentre eles:

     A dificuldade de fazer compras parceladas, participar de consórcios  ou financiar imóveis e automóveis;

     A recusa de conseguir cartões de crédito ou linhas telefônicas em  nome próprio.

 

Não podemos negar que esses empecilhos podem dificultar a vida dos consumidores e, por mais que ninguém fique devendo por que quer, para evitar transtornos e colocar a saúde financeira em dia, é importante organizar os ganhos e as despesas; se possível, ter uma reservinha para imprevistos; definir prioridades; ficar atento aos prazos e, é claro, ter uma boa relação com os estabelecimentos em que faz contas, para negociar, quando necessário, e conseguir crédito a mais.

 

Fontes:

https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/economia_nome-negativado-o-que-isso-sig nifica/

https://economia.uol.com.br/faq/nome-sujo-divida-inadimplente-financas.htm https://financaspessoais.organizze.com.br/quais-as-consequencias-de-ter-o-nome-n egativado/

Autor: Crefaz Data:

Precisando de uma renda extra ?

Seja um consultor CEFAZ!