1. Objetivo
A Crefaz tem o compromisso de proteger as informações e dados que nos são confiados por nossos clientes, usuários e parceiros. Entendemos que a segurança cibernética é fundamental para construir e manter a confiança em nossos serviços e produtos.
Implementamos práticas e controles de segurança reconhecidos internacionalmente, alinhados aos frameworks ISO 27001 e NIST Cybersecurity Framework, para garantir a proteção contínua dos seus dados e a segurança das nossas operações.
Esta política reflete nosso compromisso com a transparência e com a proteção dos direitos fundamentais, em conformidade com a legislação brasileira e as melhores práticas do mercado.
2. Abrangência e Escopo
Esta política se aplica a todas as operações que envolvem o tratamento de informações e dados em nossa organização, incluindo:
- Dados pessoais de clientes, usuários e visitantes;
- Informações coletadas através de nossos produtos e serviços;
- Sistemas e plataformas digitais que operamos;
- Transações e operações realizadas em nossos canais;
- Comunicações e interações com nossa organização.
3. Princípios
Os princípios fundamentais estabelecidos pela presente política regem-se conforme abaixo:
- Confidencialidade: o acesso à informação se dá de forma limitada, restrito às pessoas autorizadas e em circunstâncias estritamente necessárias, assegurando a adequada proteção às informações que devem ser acessíveis apenas por um determinado grupo de usuários.
- Disponibilidade: as pessoas que possuem autorização, precisam ter o acesso garantido sempre que necessário, seja realizando cópias de segurança ou através de controle prevenindo interrupções das operações da Instituição.
- Integridade: a informação tem a garantia da veracidade, fidelidade e integridade, dos métodos de seu processamento e eventual tratamento no ambiente cibernético. Em hipótese alguma deve ser alterada enquanto está sendo transferida ou armazenada, impedindo que a informação fique exposta a uma pessoa não autorizada e impossibilitando que sem o controle e autorização da empresa sejam feitas alterações.
4. Como Protegemos Suas Informações
A Crefaz assegura que seus colaboradores e prestadores de serviços sigam as práticas e os controles de segurança estabelecidos, promovendo a conscientização e a cultura de segurança cibernética em todos os níveis.
Além disso, a Crefaz adota mecanismos e controles para proteger suas informações, estes controles incluem, mas não se limitam.
4.1. Controles de Acesso
Utilizamos autenticação forte e controles para garantir que apenas pessoas autorizadas acessem os sistemas que processam suas informações.
4.2. Criptografia
As informações são protegidas por criptografia durante a transmissão e armazenamento, utilizando algoritmos reconhecidos e atualizados.
4.3. Proteção de Rede
Nossa infraestrutura conta com sistemas de proteção contra ameaças cibernéticas.
4.4. Detecção Contínua
Monitoramos continuamente nossos ambientes tecnológicos para detectar e responder rapidamente a qualquer atividade suspeita ou incidente de segurança.
4.5. Resposta a Incidentes
Possuímos procedimentos estruturados para resposta a incidentes, com equipe capacitada para agir rapidamente na contenção e resolução de problemas de segurança.
4.6. Melhoria Contínua
Analisamos constantemente nossos processos para identificar oportunidades de aprimoramento em nossos controles de segurança.
4.7. Continuidade
Definimos diretrizes para orientar a gestão da continuidade das operações críticas de negócio ou outras situações adversas que possam impactar a disponibilidade de serviços e sistemas.
4.8. Frameworks Internacionais
Alinhamos nossas práticas aos frameworks internacionalmente reconhecidos de segurança da informação, como ISO 27001 e NIST CSF.
4.9. Auditorias e Avaliações
Submetemos nossas práticas de segurança a auditorias e avaliações periódicas para garantir conformidade contínua com os requisitos legais e regulatórios.
5. Conformidade Legal
Nossa organização está comprometida com o cumprimento da legislação e regulamentação aplicável.
Cumprimos os requisitos estabelecidos pela Lei nº 13.709/2018 e requisitos de segurança cibernética estabelecidos pela regulamentação nº 4.893/2021 do Banco Central do Brasil, garantindo o tratamento adequado de dados pessoais e a segurança dos nossos ativos, sistemas e clientes, além de seguirmos as melhores praticas de segurança e privacidade orientados a frameworks consolidados.
6. Atualizações
Esta política é revisada periodicamente para refletir mudanças em nossas práticas, na legislação ou em nossos serviços. A versão mais atualizada estará disponível em nosso website.