Como economizar energia elétrica

As vezes a conta de luz pode se tornar um peso no nosso bolso. Por isso, reunimos algumas dicas de como reduzir os gastos elétricos na sua casa!

Além de contribuir com a preservação do nosso planeta e diminuir o impacto causado na natureza, economizar energia ajuda a reduzir gastos e, consequentemente, sobrar mais dinheiro no fim do mês. E sabe o que é melhor? Nem é tão difícil assim. Por isso, reunimos algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia e economizar uma grana na próxima conta de luz.

Cuidado com os banhos demorados

Nossos chuveiros consomem muita energia. E para economizar, não basta somente ficar atento ao tempo de banho, mas também na temperatura da água. Durante os dias quentes mude a chave do chuveiro para “verão”, isso fará com que o consumo seja menor. Mas, ATENÇÃO: Jamais mude a chave com o chuveiro ligado enquanto toma banho!!! Assim você evita levar um choque ou queimar a resistência.

Use o ar-condicionado com moderação

A gente sabe que quando a temperatura está muito alta fica quase impossível não apelar para o ar-condicionado. Mas, esse aparelho chega a representar 1/3 do consumo total de energia de uma casa. É muita coisa, né? Por isso é importante usa-lo com consciência!
1º: Prefira modelos com o Selo Procel de Economia de Energia, que está impresso nos aparelhos que consomem menos energia.

2º: Mantenha os filtros limpos, as manutenções em dia e desligue-o sempre que o cômodo estiver vazio.

3º: Escolha um aparelho que tenha o tamanho adequado para o ambiente, e evite deixa-lo resfriar demais.

Troque suas lâmpadas

Na sua casa as lâmpadas são todas incandescentes, aquelas mais amareladas? Se sua resposta foi sim, está na hora de trocá-las! As lâmpadas fluorescentes, aquelas mais compactas e brancas, gastam bem menos energia e tem maior durabilidade. Sim, elas são mais caras do que as incandescentes, mas o custo-benefício é muito maior.

E é importante também evitar ao máximo deixar lâmpadas acesas durante o dia. Aproveite melhor a iluminação natural e opte por paredes pintadas de branco e azulejos claros, que refletem melhor a luz, e assim evita que precise ascender alguma lâmpada.

Já prestou atenção na sua geladeira hoje?

Infelizmente a geladeira precisa estar ligada o dia todo, para não estragar os alimentos. Mas, se estiver decidido à comprar ou trocar a sua, escolha um modelo com o Selo Procel de Economia de Energia.

É importante também prestar atenção em como está a borracha da porta. Caso não esteja fechando da maneira correta, você está desperdiçando energia e também pode acabar prejudicando a conservação dos alimentos. Evite também abrir demais a geladeira, varias vezes seguidas. Quando abrir, pegue tudo o que vai precisar de uma vez só. Caso vá fazer uma viagem mais longa, o correto é esvaziar a geladeira e desliga-la.

Quanto menos máquina de lavar, melhor

As máquinas de lavar também gastam bastante energia elétrica, principalmente quando elas possuem a função de secar. Por isso a melhor opção é acumular o máximo de puder de roupas sujas e lavar tudo de uma vez. Limpe o filtro frequentemente e não utilize sabão de maneira exagerada, para não precisar repetir o enxágue. E assim como já falamos anteriormente, na hora da compra opte por máquinas que possuem o Selo Procel de Economia de Energia.

Bom, se você seguir essas dicas garantirá menos desperdício e contas de luz mais baixas!

Desta forma, você contribuirá para um mundo melhor e pode utilizar o dinheiro economizado para investir em outras coisas.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a economizar:

Autor: Crefaz Data:

Precisando de uma renda extra ?

Seja um consultor CEFAZ!