5 dicas para organizar as finanças

Chega de aperto no fim do mês! Aprenda como reorganizar suas contas e sair do sufoco.

Começar o mês preocupado com as contas e sem saber quais malabarismos fazer para dar conta de tudo é o maior sufoco, né? Sem falar que quando estamos com dificuldades financeiras, acabamos tendo problemas emocionais e instabilidade em nosso lar. E saiba que ter mais estabilidade nas finanças depende de atitudes bem simples, que começam com planejamento e bastante disciplina. Pegue papel e caneta e anote as 5 dicas que separamos para você ter uma vida financeira mais organizada e saudável!

1 – Planejamento

Escolha um dia do mês para montar uma planilha simples, com suas despesas fixas, pagamentos em aberto, dívidas, gastos variáveis. Anote também toda a receita do mês, como seu salário, ou algum recebimento eventual, enfim. Depois monte o seu orçamento mensal, balanceando os gastos à sua receita. Importante: o cenário ideal é que você tenha sempre uma sobra, na média de 20%.

2 – Use o dinheiro com sabedoria

Não basta só ganhar, é preciso saber como aquele dinheiro vai ser usado todo mês. Para aprender é simples: busque informação! Leia livros, sites, blogs, busque na internet, revistas, jornais e, principalmente, procure por conteúdos que tragam o assunto economia pra uma linguagem mais fácil do dia-a-dia.

3 – Precisamos falar sobre prioridades!

Se você gasta mais do que ganha, precisa de imediato enxugar as suas despesas. Comece definindo o que é essencial para sua sobrevivência, e corte aquilo que não for prioridade. Aquela ida ao parque, almoço em restaurante, ou viagens sem necessidade terão que esperar até que você retome o controle e equilíbrio dos seus ganhos e gastos.

4 – Poupe muito!

Poupar é um fator fundamental para evitar ser pego de surpresa. Fazendo uma reserva você garante uma grana para possíveis emergências ou crises. Comece guardando 5% ou 10% do seu ganho mensal, e aumente gradativamente conforme for possível. Confie, vai valer muito a pena!

5 – Defina objetivos para o seu dinheiro

Além do planejamento, é muito importante você traçar objetivos claros para o seu dinheiro. Você pode determinar um valor que deseja, um prazo para chegar lá e um objetivo financeiro que deverá ser atingido. O importante é que você esteja ciente de quais formas e atitudes serão necessárias para que sua meta seja alcançada (nada de metas impossíveis, essa não é a intenção aqui). Por exemplo, você deseja fazer uma viagem no valor de R$ 5 mil, dentro de um ano. Faça uma análise do seu orçamento atual e visualize como pode reorganiza-lo para que consiga juntar esse valor dentro do prazo que você estabeleceu.

Acredite, com muita disciplina, organização e metas claras, você conseguirá reorganizar sua vida financeira e realizar aqueles sonhos que antes pareciam impossíveis. Boa sorte!

Autor: Crefaz Data:

Precisando de uma renda extra ?

Seja um consultor CEFAZ!